O Projeto Social Ação Mais Cinco, realizado pela Social Violeta com o patrocínio da PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental é resultado das experiências vivenciadas pela Associação Beneficente Social Violeta, ao longo de suas atividades dentro das comunidades do entorno da REMAN. Após estudo de dados no ano de 2016, identificou-se várias demandas sociais advindo em parte, do alto índice de desempregados locais, mesmo morando no centro do Distrito Industrial porém, com baixa qualificação profissional. A presença da violência e da criminalidade associadas a baixa qualidade nos serviços oferecidos à saúde, educação e transporte público são condicionantes que levam aos cidadãos a vulnerabilidade social.
Atualmente, o mundo moderno exige dos indivíduos, além de conhecimento amplo sobre uma infinidade de assuntos, uma constante expansão dos horizontes, capacidade de aprender para acompanhar o mercado, exigindo um profissional proativo. Por isso, é necessário a educação para qualificação e requalificação profissional que lhes permitam esta inserção no mercado de trabalho. O projeto propõe atender jovens e adultos entre 16 à 30 ou mais de idade, abrangendo um público de 600 (seiscentas) pessoas diretas e indiretas num período de vinte e quatro meses, oferecendo 05 (cinco) modalidades de cursos livres (Operador de Caixa, Agente de Portaria, Auxiliar Administrativo, Instalação, Manutenção de Condicionador de Ar e Auxiliar de Contabilidade), certificando os alunos que obtiverem 75% de aproveitamento.
Ao longo de sua execução será promovido ações socioeducativas com palestras, oficinas e debates, visitas institucionais junto aos apoiadores e futuras parcerias, pesquisas, enquetes, certificação aos participantes que atingirem o aproveitamento no curso. Todas as atividades realizadas serão registradas através de relatórios descritivos e fotográficos. Portanto, o Projeto Social Ação Mais 5, visa atender jovens e adultos, em situação de risco e vulnerabilidade social, no intuito de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, promovendo assim, sua capacitação profissional, visando sua inserção no mercado de trabalho ou de iniciativa empreendedora.
Comentários
Postar um comentário